Publicidade

Com eólicas offshore, Brasil pode gerar 3,6 vezes mais energia

Estudo divulgado nesta terça-feira pela CNI aponta que o Brasil tem capacidade de gerar até 700 GW de energia – 3,6 vezes mais que a capacidade já instalada.

O Brasil pode aumentar em 3,6 vezes sua capacidade total de produção de energia elétrica com a implantação das usinas eólicas offshore (no mar). É o que aponta um estudo divulgado nesta terça-feira (12) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O levantamento da CNI aponta que o Brasil tem grande potencial ainda inexplorável com capacidade de chegar a 700 GW, ou seja, 3,6 vezes a capacidade total de energia elétrica já instalada e conectada ao Sistema Interligado Nacional (194 GW). Porém, o estudo não indica quando o Brasil alcançará esse patamar. Até 30 de agosto, havia no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) 78 pedidos de licenciamento para usinas eólicas no mar, somando um potencial de geração de 189 GW de energia.

De acordo com o estudo, em 2021 o mundo tinha capacidade instalada para a geração de 55,9 gigawatt (GW) por meio de usinas eólicas offshore, basicamente na China e na Europa. A estimativa é que o parque eólico offshore global alcance o patamar de 260 GW em 2030 e 316 GW em 2040. Para isso, estão previstos investimentos de até US$ 1 trilhão.

O fato de o Brasil ser visto pela CNI como forte competidor no mercado global de energia eólica offshore fez com que a confederação tratasse o tema como prioridade no plano de retomada da indústria, apresentado ao governo federal neste ano.

– A consolidação dessa cadeia de valor no Brasil pode impulsionar a economia e facilitar a retomada da industrialização. Além de oferecer uma fonte de energia limpa e renovável, o setor deve gerar empregos, estimular o desenvolvimento tecnológico e científico, reduzir a dependência de fontes não renováveis e colaborar para a segurança energética do país – diz o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade