Publicidade

Codemar inicia processo de licitação para usinas solares em Maricá

O investimento da Codemar deve começar a dar retorno no 8º ano de funcionamento das usinas, e a vida útil delas passa de 25 anos.

Maricá superará uma fronteira energética nos próximos anos ao alcançar a autossuficiência elétrica na administração pública por meio de energia solar limpa. A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) lidera o projeto e realizará a licitação para construir as primeiras três usinas, de um total de dez. O primeiro processo está agendado para novembro.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A Codemar deve começar a obter retorno do investimento no oitavo ano de operação das usinas, e a vida útil das usinas é superior a 25 anos.

Autorizações

As três primeiras usinas já possuem todas as documentações liberadas, e elas operarão no sistema “ongrid”, onde enviarão a eletricidade gerada para a rede local.

As primeiras plantas de energia solar serão construídas no Aeroporto de Maricá (Centro), no Parque Tecnológico (Ubatiba) e no local que já foi um aterro sanitário no bairro Caxito.

Cada usina contará com 7.920 painéis solares, cobrindo uma área de 40.000m² (equivalente a quase cinco campos de futebol). Após a licitação e a seleção da empresa para a montagem, o processo até a operação deve levar cerca de seis meses. Prevê-se que as entregas comecem a partir de junho de 2024.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Quando as dez usinas estiverem operacionais, o conjunto deverá gerar cerca de 5,35 GWh por mês. Essa quantidade de energia poderia fornecer eletricidade para até 17.830 casas.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade