Publicidade

Chuvas no Rio Grande do Sul: 83 mortos, mais de 850 mil pessoas afetadas

O último boletim da Defesa Civil, divulgado no domingo (5), confirma 83 mortes, 175 feridos e 105 desaparecidos.

As fortes chuvas que castigam o Rio Grande do Sul desde a semana passada já deixaram um rastro de destruição e sofrimento.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O último boletim da Defesa Civil, divulgado no domingo (5), confirma 83 mortes, 175 feridos e 105 desaparecidos.

O número de pessoas afetadas pelas inundações e deslizamentos de terra já chega a 844.673.

Devastação em 345 municípios

Ao todo, 345 municípios gaúchos foram atingidos pelos temporais, com mais de 850 mil pessoas afetadas.

Desse total, 21.957 pessoas estão desalojadas e 19.368 estão em abrigos. As cidades mais atingidas são Lajeado, Estrela, Candelária, Encruzilhada do Sul, Venâncio Aires e Carlos Barbosa.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O número de mortes já supera em muito as 54 vítimas fatais do ciclone extratropical que atingiu o estado em setembro do ano passado. As autoridades consideram este o pior desastre climático da história do Rio Grande do Sul.

As chuvas também causaram sérios danos à infraestrutura do estado. Mais de 261 mil pontos estão sem energia elétrica (27% do total de clientes) e 854 mil estão sem água potável (27% do total).

Rodovias caóticas

As estradas gaúchas também estão sofrendo com as consequências das chuvas. São 110 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais ou parciais, entre estradas e pontes. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) trabalha para desobstruir as vias o mais rápido possível.

As enchentes também atingiram escolas em 229 municípios, afetando 733 unidades de ensino e 247.228 estudantes.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul orienta a população para que tome medidas de precaução e se cadastre para receber alertas meteorológicos.

O cadastro pode ser feito por SMS, enviando o CEP da localidade para o número 40199, ou pelo Whatsapp, no número (61) 2034-4611.

O governo do estado e as prefeituras dos municípios afetados estão trabalhando para prestar assistência às vítimas das chuvas.

No entanto, a situação ainda é crítica e a ajuda humanitária é necessária. Doações de alimentos, água potável, roupas e produtos de higiene podem ser feitas em pontos de coleta espalhados pelo estado.

A tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul exige a união de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar as vítimas e reconstruir o estado. O momento é de solidariedade e de trabalhar juntos para superar este momento difícil.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade