Publicidade

Centros de operações da prefeitura do Rio vira modelo nacional

Em evento no COR houve lançamento de um guia que promove a padronização dos procedimentos e equipamentos e ações de inteligência.

A Prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), lançou nesta segunda-feira (27/5) a “Prática Recomendada ABNT PR 1021 – Centro de Operações de Cidade – Implementação”.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O documento inédito no país é um guia que estabelece diretrizes para a implantação de centros de operações em qualquer cidade brasileira.

O objetivo do guia é auxiliar as cidades na criação de centros de operações eficientes que possam auxiliar na gestão de crises e na tomada de decisões em situações de emergência.

O documento também visa promover a padronização dos procedimentos e equipamentos utilizados pelos centros de operações em todo o país.

O lançamento do guia aconteceu no Centro de Operações (COR) da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e do presidente da ABNT, Mario William Esper.

Em seu discurso, o prefeito Eduardo Paes destacou a importância do COR para a cidade do Rio de Janeiro.

– O Centro de Operações tem sido fundamental para salvar vidas na nossa cidade – afirmou Paes.

Ele ainda complementou: “Com esse guia, outras cidades do Brasil poderão se beneficiar da nossa experiência e implementar seus próprios centros de operações”.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Recursos do BNDES

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, anunciou a liberação de R$ 117 milhões para a Prefeitura do Rio.

Os recursos serão utilizados para investimentos em ações de resposta a desastres, governo digital e gestão urbana inteligente com uso de inteligência artificial (IA).

“Esses recursos serão utilizados para modernizar o COR e torná-lo ainda mais eficiente”, disse Mercadante. “Com essa parceria entre o BNDES, a Prefeitura do Rio e a ABNT, estamos dando um passo importante para construir cidades mais resilientes e sustentáveis.”

O presidente da ABNT, Mario William Esper, ressaltou a importância da norma para a normalização dos procedimentos utilizados pelos centros de operações em todo o país. “Essa norma é um marco para a normalização brasileira”, afirmou Esper. “Ela vai ajudar a garantir que os centros de operações de todo o país funcionem de forma eficiente e padronizada.”

O guia “Prática Recomendada ABNT PR 1021 – Centro de Operações de Cidade – Implementação” está disponível no site da ABNT.

O Centro de Operações Rio é um equipamento de resiliência urbana criado pelo prefeito Eduardo Paes em dezembro de 2010.

O equipamento foi estruturado com o objetivo de antecipar soluções e minimizar ocorrências de grande impacto na cidade, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito com reflexos na mobilidade urbana.

O complexo usa tecnologia de ponta para receber e analisar as informações em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana.

O COR é um dos centros de operações mais modernos do Brasil. Ele já foi premiado diversas vezes por sua excelência na gestão de crises.

O lançamento do guia “Prática Recomendada ABNT PR 1021 – Centro de Operações de Cidade – Implementação” é um importante passo para a construção de cidades mais resilientes e sustentáveis no Brasil.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade