Publicidade

Cemaden-RJ reforça alerta de fortes temporais e deslizamento

Governo do estado vai dobrar o efetivo de militares de serviço no Corpo de Bombeiros já a partir desta quinta-feira (21) nas áreas de maior risco.

O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) reforçou o alerta de chuvas fortes para todo o estado nesta quinta-feira (21) e prevê temporais “muito fortes” na sexta-feira (22).

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

As regiões mais vulneráveis são a Serra, o Sul, o Norte/Noroeste e a Baixada Fluminense, onde há maior risco de inundações, alagamentos, deslizamentos e desabamentos.

A intensidade da chuva pode fazer com que os acumulados superem os 200 milímetros em 24 horas, volume que pode causar grandes transtornos à mobilidade, quedas de energia, enchentes e deslizamentos.

A chegada de uma frente fria deve causar índices pluviométricos de até 49,9 milímetros por hora já nas próximas horas, e ultrapassando os 50 milímetros por hora na madrugada de sexta.

O temporal deve ser acompanhado de raios e rajadas de ventos moderados a fortes.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

O governo do estado anunciou que vai dobrar o efetivo de militares de serviço no Corpo de Bombeiros já a partir desta quinta-feira (21) nas áreas de maior risco.

Alerta do Inmet:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alertou para uma situação de grande perigo no estado do Rio de Janeiro e arredores na próxima sexta-feira. O alerta do Inmet se prolonga até o domingo (24) e prevê chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, além de ventos superiores a 100 km/h.

Orientações à população:

O Inmet orienta a população a:

  • Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante a enxurrada;
  • Colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos;
  • Procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.

Temporal na capital

O serviço municipal de meteorologia da capital fluminense, Alerta Rio, prevê que o temporal atinja a cidade do Rio entre 18h de hoje (21) e 12h de domingo (24). A cidade deve ser afetada por chuva forte e rajadas de vento de até 76 km/h, e o acumulado de chuva também pode passar de 200 milímetros em 24 horas.

Recomendações:

  • Acompanhe os alertas dos órgãos oficiais;
  • Tenha um plano de evacuação em caso de necessidade;
  • Evite áreas de risco;
  • Se precisar sair de casa, tome cuidado com alagamentos e quedas de objetos.
Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade