Publicidade

Campos registra aumento de queimaduras e alerta para prevenção

O mês é marcado pela campanha “Junho Laranja”, que visa conscientizar a população sobre os perigos e traumas causados por queimaduras.

O mês de junho, conhecido como “Junho Laranja”, é dedicado à prevenção de queimaduras. A campanha, promovida anualmente pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), tem como objetivo alertar a população sobre os riscos e traumas causados por acidentes com fogo, eletricidade e outros agentes.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

No Hospital Ferreira Machado (HFM), referência regional em atendimento de urgência e emergência, o Junho Laranja ganha ainda mais importância, devido ao aumento significativo no número de pacientes vítimas de queimaduras durante o mês.

Um levantamento realizado pela unidade na última terça-feira (18) revelou que, de janeiro a meados de junho, foram registrados 178 atendimentos, sendo 15 apenas no mês de junho, o que representa uma média de um atendimento por dia.

O Dr. Fabrício Massote, médico e coordenador da cirurgia plástica do HFM, destaca a gravidade da situação.

“As queimaduras foram responsáveis por mais de 19 mil mortes entre 2015 e 2020, ocupando o quarto lugar como causa de óbitos em crianças no Brasil”, alerta o especialista.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Massote enfatiza a importância do primeiro atendimento pré-hospitalar adequado para evitar sequelas graves.

“Medidas como lavar a área queimada com água fria corrente, não aplicar produtos sobre a queimadura (como pomadas, pó de café, creme dental) e cobrir a lesão com um pano úmido são essenciais”, orienta o médico.

Ele também recomenda que, em caso de queimaduras, a vítima procure imediatamente um serviço de emergência, como o SAMU (192) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade