Publicidade

Associação Amigos do Rim relata dificuldades de pacientes renais

Tema foi debatido em audiência pública e em reunião com prefeito e secretário de Saúde. Falta de transporte e medicamentos estão entre os problemas.

Uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Campos na última quinta-feira (16) chamou a atenção da população para as dificuldades e demandas diárias dos pacientes renais crônicos. Problemas como dificuldade de transporte e falta de medicamentos foram abordados por representantes da Associação Amigos do Rim, entidade que atende 638 pacientes.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Segundo a presidente da associação, Greice Vasconcelos, a doença renal crônica vem crescendo assustadoramente nos últimos anos. “A falta de assistência básica na saúde vem elevando esse número de assistidos, uma vez que a diabetes e a hipertensão são os grandes fatores de perda da função renal. Infelizmente, desde a pandemia, as outras doenças foram deixadas de lado”, observou. A audiência na Câmara foi convocada pelo vereador Igor Pereira.

Segundo Greice, a falta de vagas para hemodiálise, de medicamentos, de assistência médica e de prevenção prejudicam o tratamento. Na sua avaliação, o momento é de insegurança, mas um grande passo foi dado após uma reunião ocorrida no dia 13 com o prefeito Wladimir Garotinho e o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano. “Precisamos ajustar as dificuldades e, como voz desses pacientes, estaremos sempre levando suas dores”. 

Conhecendo a doença renal

É fundamental que se conheça os fatores de riscos da doença renal. Evitar ou tratar esses fatores é a única forma de prevenção.

Os principais fatores de risco são a hipertensão arterial, o diabetes e doenças familiares, mas obesidade, fumo, uso de medicações nefrotóxicas e outros fatores também podem comprometer a função renal.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Cuidar da saúde global ajuda a proteger a saúde do rim.

Como se prevenir

As práticas recomendadas incluem:

  • Praticar exercícios físicos regulares;
  • Evitar o excesso de sal, carne vermelha e gorduras;
  • Controle de peso corporal;
  • Controle da pressão arterial;
  • Controle do colesterol e da glicose;
  • Não fumar;
  • Não abusar de bebida alcoólica;
  • Evitar o uso de anti-inflamatórios não hormonais;
  • Ter cuidado com quadros de desidratação;
  • Realizar, uma vez por ano, exames laboratoriais para avaliar a saúde dos rins: dosagem de creatinina no sangue e análise de urina
  • Consultar regularmente seu clínico;
  • Não fazer uso de medicamentos sem prescrição médica.

Pacientes idosos, portadores de doença cardiovascular e pacientes com história de doença renal em familiares têm grande potencial para desenvolver lesão renal e devem ser investigados com triagem de exames de urina e dosagem de creatinina no sangue.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Fonte: Sociedade Brasileira de Nefrologia

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade