Publicidade

Alcides Carneiro pioneiro em biópsia da mama por estereotaxia

Técnica usa mamógrafo para identificar e coletar amostras de lesões minúsculas que, muitas vezes, só podem ser vistas na mamografia

O Hospital Alcides Carneiro, em Petrópolis será o primeiro da região serrana a oferecer biópsia da mama guiada por estereotaxia.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

A técnica utiliza um mamógrafo para identificar e coletar amostras de lesões minúsculas que, muitas vezes, só podem ser vistas durante a mamografia. A equipe do hospital, composta por seis profissionais, recebeu treinamento especializado para realizar o procedimento.

– Além da maior eficácia, a mamotomia guiada por estereotaxia é uma técnica que oferece uma intervenção menos invasiva e resultados mais rápidos em relação à biópsia convencional. Caso as lesões sejam pequenas e benignas, também há a possibilidade de retirada completa da lesão no próprio procedimento – afirmou o Secretário de Saúde, Ricardo Patuléa.

O diretor-presidente do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro, João José Cruz de Paula, destaca o conforto e segurança no procedimento. “As pacientes não precisam ir ao Centro Cirúrgico para a biópsia e o tempo de recuperação é menor“.

A previsão é que, em até 30 dias, após a finalização do treinamento e dos ajustes nos equipamentos, os exames estejam disponíveis para pacientes do SUS.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

– Este procedimento possibilita biópsias mais eficazes e diagnósticos mais precisos, possibilitando identificar o câncer de mama em estágios precoces, o que amplia a chance de cura para cerca de 95% dos casos, quando tratados nas fases iniciais – pontua o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade