Publicidade

30 empresas de energia solar querem se instalar em Campos

Na próxima semana, representantes da Prefeitura de Campos, Enel e potenciais investidores vão se reunir para debater incentivos.

Campos está perto de se tornar referência em geração de energia solar, tanto no estado do Rio de Janeiro quanto no Brasil, com potencial de gerar milhares de empregos. Cerca de 30 empresas já manifestaram interesse em investir no município, devido ao seu território plano e à alta incidência de luz solar.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (1º), o prefeito Wladimir Garotinho recebeu diretores da Enel para dar mais celeridade às negociações com as empresas de energia fotovoltaica que pretendem se instalar no município. Uma nova reunião está marcada para a próxima semana com representantes da Prefeitura de Campos, Enel e investidores das usinas.

Segundo um ranking publicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica no mês de abril, Campos está entre as cidades de destaque no Brasil. O potencial de energia proveniente do sol no município cresceu 200% entre 2020 e 2022.

– Estamos empenhados para resolver possíveis impasses que possam inviabilizar a instalação das empresas na nossa cidade. Enquanto Prefeitura, estamos desburocratizando os processos e também atuando como ponte entre a Enel e as empresas investidoras. Precisamos fazer a transição energética e Campos vai ser referência nacional – disse o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mauro Silva, ressalta o empenho do prefeito. “Essa reunião do prefeito Wladimir Garotinho com a diretoria da Enel é muito importante para destravar a implantação das usinas de geração distribuída. O valor cobrado pela Enel está inviabilizando os projetos. Essa questão precisa ser resolvida. Na próxima semana teremos outra reunião com as empresas do setor e a Enel, para buscar uma solução”.

CONTINUE LENDO APÓS A PUBLICIDADE

Valor do investimento ainda é entrave

Segundo Guilherme Brasil, diretor de relações institucionais da Enel em Brasília, ainda existe um impasse em relação aos custos de implantação de projetos de energia fotovoltaica. “O custo de irrigação destes projetos é elevado. Vamos fazer um estudo para diminuir os valores a fim de viabilizar os empreendimentos. Precisamos trabalhar num projeto de ramal de energia. Apresentamos para o prefeito algumas alternativas sobre o que pode ser feito”, antecipou.

O executivo regional de contas da Enel, Marco Melo, explica que a empresa de energia vai fazer o possível para viabilizar e orientar, tanto o município quanto aos investidores, sobre as melhores áreas de instalação das mesmas, visando menor custo. “Vamos estudar as melhores áreas para instalação das empresas para que tenhamos maior facilidade em atender as usinas e onde o custo para as redes para suportar essas empresas não seja tão alto. O objetivo é conseguir direcionar o crescimento econômico do município com a rede que já possuímos”, explica Marco.

Publicidade
Publicidadespot_img
Publicidade

Posts relacionados

Publicidade
Publicidade